sábado, 9 de março de 2013

Especial - Oito Livros Mais Polêmicos

Boa tarde gente!

Faz muito tempo que não atualizo aqui, mas tudo isso é a correria da faculdade e a minha gravação em um programa de televisão que está se aproximando: terça-feira! Depois disso juro que posto tudo certo aqui.

Achei uma matéria super interessante esses dias que é sobre os oito livros mais polêmicos do mundo e decidi postar aqui para vocês para fazer um post pouco diferente do habitual.


1. A Origem das Espécies - Charles Darwin

O livro existe já há algum tempo, mas, principalmente quando foi lançado, a polêmica gerada pelo mesmo foi extraordinária, afinal Charles apresentou uma nova descoberta da ciência, porém diversas instituições passaram a condená-la, principalmente as cristãs, pois o livro apresentava visões contra o criacionismo, dando um motivo para o aparecimento e criação de tudo, então muitas pessoas começaram a desconsiderar a religião cristã e passaram a acreditar na ciência, gerando polêmica que dura até hoje.


2. O apanhador do Campo de Centeio - J. D. Salinger

O livro conta a história de um adolescente ao qual o mundo a seu redor não lhe agrada, então o mesmo começa a envolver-se com álcool, cigarro e até mesmo drogas ao longo da história, além de atitudes que não são consideradas adequadas, tanto antigamente, quanto nos dias atuais e, por este motivo, a polêmica do livro foi estabelecida e só ganhou maior conhecimento quando um professor indicou a obra aos seus alunos e acabou sendo demitido por este fato.


3. Os 120 Dias de Sodoma - Marquês de Sade

Acho que só pela capa do livro já é possível perceber o motivo da polêmica que foi causada pelo mesmo. Para quem acha que "50 Tons de Cinza" fala sobre sexo, é necessário ler este livro, tratando sobre perversão sexual. A história retrata a vida de adolescentes que foram capturadas por libertinos franceses e desde então sofrem atos de tortura e violência, além de estupro constante. Em diversos lugares do mundo a publicação do mesmo não foi autorizada devido a forte e chocante narrativa.


4. O Amante de Lady Chatterley - D. H. Lawrence

Seguindo uma linha mais erótica e delicada que o anterior, o livro trata sobre momentos sexuais da personagem principal com seus guardas, sendo que cada palavra e cena poderá, facilmente, passar pela sua cabeça ao ler as páginas detalhadas destas relações. O livro foi publicado pois ganhou um caso na justiça, sendo um marco, tornando-se um dos livros mais vendidos.


5. Lolita - Vladimir Nabokov

Trata-se de uma narrativa onde um homem interessa-se por uma mulher, porém casa-se com a mesma somente para conseguir ficar mais perto de sua filha. O livro é considerado extremamente polêmico, ainda mais na época de seu lançamento, 1955, sendo que foi proibido em diversos países pois foi considerado como pornografia explícita.


6. Os Versos Satânicos - Salman Rushdie

A narrativa faz uma comparação com demônios relacionados aos grandes nomes do Islã da época de 1988, sendo que as a história foi encarada como ofensa e foi alvo de diversos protestos, além de que o tradutor do livro acabou por ser morto.






7. O Psicopata Americano - Bret Easton Ellis

A história trata-se de homens americanos que estão envolvidos em relações coorporativas, apresentando diversas partes assustadoras em sua história, pois o personagem principal da trama tortura suas vítimas de forma horripilante, até mesmo devorando-as, sendo um dos livros mais polêmicos do mundo.


8. The Anarchist Cookbook (O Livro de Receitas Anarquista) - William Powell

O livro trata-se de uma história baseada na Guerra do Vietnã, onde o autor apresenta uma narrativa totalmente contrária ao governo da época, apresentando, até mesmo, uma receita de como fazer bombas.

9 comentários:

  1. Já ouvi falar sobre o livro Lolita,gostaria de lê-lo apesar de ser polêmico. Gostei muito do seu blog,amo livros,e aqui encontro tudo o que gostaria e desejo ler. Bom final de semana :)

    http://dienylady.blogspot.com.br/

    http://dienyladyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parecem todos realmente polêmicos, apesar dos diferentes temas. Nunca li nenhum e não pretendo, porque nenhum deles me interessa haha.

    Beijo.

    Gloria, Leitura e Pipoca.
    http://leituraepipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Realmente parecem ser polemicos...mais não me interessei!

    ResponderExcluir
  4. Já vi o filme Psicopata Americano. Não sabia que era baseado num livro! E haja espaço para polêmica, viu? Rsrs
    Tem mais sexo e sangue que tudo! Mas adorei. Hahaha
    Beijos,
    Vinícius - Livros & Rabiscos

    ResponderExcluir
  5. Sim,parecem ser muito polêmicos mesmo!Não tenho interesse em ler nenhum!
    Beijos!
    http://louquinhaporlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bem?
    Um livro mais polêmico que o outro. Confesso que a maioria deles eu não leria, principalmente os de cunho mais "pesado", mas outros estão na lista por pura curiosidade.
    Abraços,
    Amanda almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  7. Li O apanhador no campo de centeio e Lolita e entendo bem a razão da polêmica na época do lançamento, mas hoje em dia não vejo nada demais.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. falou em polêmica, tô dentro...
    não é atoa que li quatro desses: O Apanhador no Campo de Centeio, Lolita (inclusive vi o filme), Os Versos Satânicos e O Psicopata Americano.

    Cada um tem sua diversidade, mas hoje existe livros mais polêmicos. A diferença é que mesmo sendo livros mais antigos, eles tinham um publico direcionado (adultos) e eram escrito na linguagem dele. Hoje a literatura moderna fere esse principio, criam temas polemicos, sim, mas escreve de forma casual.

    Dessa lista faltou "A Casa dos Budas Ditosos", brasileiro e se enquadra da descrição de livros que causaram burbúrio...

    http://mmelofazminhacabeca.blogspot.com.br/2013/03/a-busca-cinema-nacional.html

    ResponderExcluir
  9. Lolita de Vladimir Nabokov
    com certeza é o mais mais dessa lista... na verdade o único que li mas é muito bom *-*

    leitoresdonorte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir